Pular para o conteúdo principal

Iniquidade


Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui iniquidade e cujo espírito não há dolo.” Salmo 32.1-2
Vamos meditar no que a Bíblia diz sobre iniquidade, a respeito desse estilo de vida. Mas primeiro é importante saber o que significa iniquidade.

Segundo o Aurélio é: ir além dos limites fincados por Deus, rebelar-se contra sua autoridade / perverso, malévolo / contrário a eqüidade / extremamente injusto; sentença iníqua.

No salmo 32 Davi nos diz que bem aventurado é aquele que é perdoado de seu viver iníquo. Pecar e se arrepender é uma coisa, agora viver em pecado é outra. Você acaba cometendo tantas vezes o mesmo pecado que ele não o encomoda mais, passa a ser algo normal. A pessoa passa a ficar insensível as coisas do Senhor. Ele age como se o que a Palavra de Deus não fizesse diferença.

“Quanto ao perverso, as suas iniquidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido. Ele morrerá pela falta de disciplina, e, pela sua muita loucura, perdido, cambaleia.” Provérbios 5. 22-23



O pecado torna-se um hábito, faz parte da rotina do dia-a-dia, já não há culpa. Porque isso acontece querido? Porque você deixou de ouvir o que Deus tinha para te dizer e deu ouvidos a voz do seu coração, da sua alma, dos seus desejos. Nem tudo aquilo que o seu coração desejar é o certo, e o mundo prega o contrário.

“É verdade! Como Deus é bom para com Israel, para as pessoas que têm corações puros. Mas eu quase tropecei e caí. Por pouco abandonei o caminho certo. Meu problema é que eu tinha inveja dos orgulhosos, vendo o sucesso e a felicidade dos maus. Para eles a vida é tranquila e sem preocupações. Eles têm boa saúde, estão sempre gordos e forte. Eles não precisam se cansar; nem passam pelos problemas e dificuldades dos outros homens. Por isso exibem seu orgulho como se fosse uma jóia; por isso a violência cerca suas vidas como uma roupa cobre o corpo. Por causa de sua riqueza, seus olhos desejam tudo que seus corações imaginam. São perversos por natureza; conversam com muito orgulho sobre as suas maldades e mentiras. Fazem ameaças contra o próprio Deus e suas calúnias se espalham por toda a terra.

Por isso, o povo, confuso, procura orientação com esses homens e aceita tudo o que eles dizem, como se fosse água pura da fonte. E ainda pergunta: “Será que Deus sabe o que está acontecendo? Será que o grande Deus entende o que se passa na terra?” Vejam bem o que acontece com os orgulhosos! Eles não precisam se esforçar; vivem tranquilos e suas riquezas aumentam a cada dia. Será que foi à toa que eu me esforcei para não pecar e permanecer puro? Vejam qual foi o resultado: sofrimento e problemas durante toda a vida! Se eu tivesse realmente dito esses coisas, seria um traidor do povo de Deus. Mas realmente é muito difícil entender esse fato – o sucesso de pessoas que desprezam a Deus!

Até que um dia, quando estava no templo de Deus, entendi o triste destino reservado para essa gente. Deus os colocou num caminho bastante liso, onde eles vão escorregando até caírem na mais completa destruição. Eles serão destruídos de repente, destruídos completamente por aquilo que mais temem. Quando Tu entrares em ação, ó Senhor, removerás esta gente da tua presença, como nós apagamos o sonho da noite, quando acordamos. Quando meu coração ficou revoltado contra Deus, as minhas emoções entraram em guerra dentro de mim; agi como um irresponsável, como um louco ignorante diante de Ti. E apesar de tudo isso, Tu estavas sempre a meu lado, segurando bem firme a minha mão direita. Tu me guiarás com a tua mão direita. Tu me guiarás com a Tua sabedoria durante esta vida e depois me receberás ao Teu lado, na glória. Quem mais, além de Ti, eu posso considerar como Deus? Ninguém! Aqui na terra, o que eu mais desejo e Tua presença. Minha saúde pode acabar, meu coração ficar doente, mas Deus é a fortaleza do meu coração. Ele é a minha eterna riqueza! Quem desprezar a Deus será destruído; quem se afastar de ti será castigado com a morte eterna. Quanto a mim, eu acho maravilhoso viver bem perto de Deus. O Senhor Deus é a minha proteção, e por isso eu conto ao mundo as grandes coisas que Ele fez por mim.”

Salmo 73 (Bíblia Viva)
 

Mas reflita, se vivemos por aquilo que sentimos, cada dia estaremos de uma maneira diferente devido a nossa inconstância, a variação do nosso humor e sentimentos. Quando nos baseamos em algo firme como a Palavra de Deus, podemos desfrutar de um viver equilibrado, santo e correto.

“Por amor do Teu nome, Senhor, perdoa a minha iniquidade, pois é grande. Qual é o homem que teme ao Senhor? Ele o ensinará no caminho que deve escolher.” Salmo 25.11-12


Ainda no salmo 32, Davi diz que enquanto não confessamos os nossos pecados, enquanto tentamos encobri-lo e ocultá-lo, não temos paz.

Em Esdras podemos ver com clareza um povo que seguiu a sua própria vontade, mesmo depois de Deus ter agido com bondade para com eles.

“E o SENHOR Deus de seus pais, falou-lhes constantemente por intermédio dos mensageiros, porque se compadeceu do seu povo e da sua habitação. Eles, porém, zombaram dos mensageiros de Deus, e desprezaram as suas palavras, e mofaram dos seus profetas; até que o furor do SENHOR tanto subiu contra o seu povo, que mais nenhum remédio houve. Porque fez subir contra eles o rei dos caldeus, o qual matou os seus jovens à espada, na casa do seu santuário, e não teve piedade nem dos jovens, nem das donzelas, nem dos velhos, nem dos decrépitos; a todos entregou na sua mão. E os que escaparam da espada levou para babilônia; e fizeram-se servos dele e de seus filhos, até ao tempo do reino da Pérsia. Porém, no primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR pela boca de Jeremias), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo: Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá. Quem há entre vós, de todo o seu povo, o SENHOR seu Deus seja com ele, e suba .” 2 Crônicas 36.15-17; 20; 22-23


O Senhor então despertou o espírito de Ciro, rei da Pérsia (Ed 1.1), e este permitiu que o povo de Israel cativo na Babilônia, voltassem a Jerusalém para reconstruir a casa do Senhor. O povo louvou e celebrou ao Senhor pela sua bondade.

Esdras era escriba hábil na Lei de Moisés, dada pelo Senhor. A mão do Senhor estava sobre ele. Esdras havia preparado o seu coração para buscar a Lei do Senhor, para cumprir e para ensinar ao povo. Em um determinado momento, alguns líderes do povo chegaram a Esdras dizendo:


“Acabadas, pois, estas coisas, chegaram-se a mim os príncipes, dizendo: O povo de Israel, os sacerdotes e os levitas, não se têm separado dos povos destas terras, seguindo as abominações dos cananeus, dos heteus, dos perizeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios, e dos amorreus. Porque tomaram das suas filhas para si e para seus filhos, e assim se misturou a linhagem santa com os povos dessas terras; e até os príncipes e magistrados foram os primeiros nesta transgressão. E, ouvindo eu tal coisa, rasguei as minhas vestes e o meu manto, e arranquei os cabelos da minha cabeça e da minha barba, e sentei-me atônito. E perto do sacrifício da tarde me levantei da minha aflição, havendo já rasgado as minhas vestes e o meu manto, e me pus de joelhos, e estendi as minhas mãos para o SENHOR meu Deus; E disse: Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a ti a minha face, meu Deus; porque as nossas iniquidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa tem crescido até aos céus. Desde os dias de nossos pais até ao dia de hoje estamos em grande culpa, e por causa das nossas iniquidades somos entregues, nós e nossos reis e os nossos sacerdotes, na mão dos reis das terras, à espada, ao cativeiro, e ao roubo, e à confusão do rosto, como hoje se vê. E agora, por um pequeno momento, se manifestou a graça da parte do SENHOR, nosso Deus, para nos deixar alguns que escapem, e para dar-nos uma estaca no seu santo lugar; para nos iluminar os olhos, ó Deus nosso, e para nos dar um pouco de vida na nossa servidão. Porque somos servos; porém na nossa servidão não nos desamparou o nosso Deus; antes estendeu sobre nós a sua benignidade perante os reis da Pérsia, para que nos desse vida, para levantarmos a casa do nosso Deus, e para restaurarmos as suas assolações; e para que nos desse uma parede de proteção em Judá e em Jerusalém. Agora, pois, ó nosso Deus, que diremos depois disto? Pois deixamos os teus mandamentos, Agora, pois, vossas filhas não dareis a seus filhos, e suas filhas não tomareis para vossos filhos, e nunca procurareis a sua paz e o seu bem; para que sejais fortes, e comais o bem da terra, e a deixeis por herança a vossos filhos para sempre. E depois de tudo o que nos tem sucedido por causa das nossas más obras, e da nossa grande culpa, porquanto tu, ó nosso Deus, impediste que fôssemos destruídos, por causa da nossa iniquidade  e ainda nos deste um remanescente como este. Tornaremos, pois, agora a violar os teus mandamentos e a aparentar-nos com os povos destas abominações? Não te indignarias tu assim contra nós até de todo nos consumir, até que não ficasse remanescente nem quem escapasse? Ah! SENHOR Deus de Israel, justo és, pois ficamos qual um remanescente que escapou, como hoje se vê; eis que estamos diante de ti, na nossa culpa, porque ninguém há que possa estar na tua presença, por causa disto.” Esdras 9.1-3; 5-7; 8-10; 12-15


O povo havia se corrompido, desobedecido algo que Deus já havia lhes dito que não fizessem ou praticassem. As concessões os prenderam, entristeceram a Deus, quebraram a comunhão que havia com Deus. Quando desobedecemos é como se um amigo querido nos ferisse com suas palavras e atitudes. Estamos dizendo para Deus que Ele não é tão importante assim, que podemos nos virar sozinhos, que sabemos o que é melhor para nós mesmos.

“Eis que o ímpio está com dores de iniquidade; concebeu a malícia e dá à luz a mentira. Abre e aprofunda uma cova, e cai nesse mesmo poço que faz.“ Salmo 7.14-15

A desobediência nos trás confusão, nos envergonha. Assim aconteceu com Adão depois de ter pecado e comido do fruto, ele se envergonhou e se escondeu de Deus.




“Na verdade, não serão confundidos os que esperam em Ti; confundidos serão os que transgridem sem causa.“ Salmo 25.3

“Guarda a minha alma e livra-me; não me deixes confundido, porquanto confio em Ti. Guardem-me a sinceridade e a retidão, porquanto espero em ti.” Salmo 25.20-21


Queridos o que Deus espera de nós é arrependimento e obediência. E se você pensar bem, verá que é para o seu próprio bem. O Senhor deseja abençoar o seu povo com paz e alegria no espírito.

Agora quero apresentar o contrário da iniquidade. Uma palavra chamada equidade  Significa: disposição para reconhecer igualmente o direito de cada um / um conjunto de princípios imutáveis de justiça que induzem o juiz a um critério de moderação e igualdade, ainda que em detrimento do direito objetivo / sentimento de justiça avesso a um critério de julgamento ou tratamento rigoroso e estritamente legal / igualdade, retidão.

É um viver assim que devemos levar diante de Deus. Sabemos que Deus é justo e que através do seu sangue nos justificou, para que produzíssemos frutos de justiça para a glória Dele.

“E peço isto: que a vossa caridade aumente mais e mais em ciência e em todo o conhecimento. Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros e sem escândalo algum até ao dia de Cristo, cheios de frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus.” Filipenses 1.9-11

“Porque assim diz o Senhor Jeová, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em repousardes, estaria a vossa salvação; no sossego e na confiança, estaria a vossa força, mas não a quisestes. Por isso, o Senhor esperará para ter misericórdia de vós; e, por isso, será exalçado para se compadecer de vós, porque o Senhor é um Deus de eqüidade. Bem-aventurados todos os que Nele esperam.” Isaías 30.15; 18

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.” Romanos 8.1-8


Vamos então pensar nas coisas que são do alto (Colossenses 3.2) e em como agradar ao nosso Deus. Sempre buscar Dele a direção correta para que possamos estar de pé na sua presença como obreiros que não tem do que se envergonhar. O seu esforço não é vão no Senhor. Sua vida tem que glorificar a Ele, seja no falar ou no proceder.

"Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel." Coríntios 4.1-2


Existe uma história que diz o seguinte. Um homem estava no seu emprego. Veio seu chefe e lhe falou de uma vaga onde o salário seria melhor. Descrevendo a vaga, disse-lhe que teria que fazer coisas que iriam contra a sua fé. Deus então, 1 dia para que ele decidisse. No dia seguinte, o chefe perguntou qual era a sua decisão. Ele prontamente respondeu que aceitaria mesmo nessas condições. O chefe perguntou se ele tinha certeza, o funcionário disse que sim. Então p chefe acabou o despedindo dizendo  “Se você trata e é infiel assim com o seu Deus, o que não fará comigo?”

Chocante não é?! Mas se optarmos por uma vida de iniquidades, na qual conscientemente desagradamos e desobedecemos a Deus, é desta maneira que agimos e é esta a impressão que deixamos. Alguém em quem não se pode confiar.


“E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão (Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação; Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado; Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo; na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias, Nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido, Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, à direita e à esquerda, Por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama; como enganadores, e sendo verdadeiros; Como desconhecidos, mas sendo bem conhecidos; como morrendo, e eis que vivemos; como castigados, e não mortos; Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo.” 2 Coríntios 6.1-10

“Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância.” Tito 1.7

“Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” Efésios 5.17

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” Efésios 4.30


Espero que essa mensagem tenha abençoada e edificado a sua vida, assim como edificou a minha!


.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Só Deus sabe a dor que estou sentindo...

Boa tarde!!
Hoje não estou muito bem não... um pouco triste mas, o meu Deus esta ao meu lado me dando força!!
Eu posso ser sincera? Eu estou cansada de dar murro em ponta de faca! Só o que tenho conseguido é machucar meu coração, denovo e denovo... Chega né... Não é festa!

Eu fico falando com Deus, que me da vontade de apagar da minha vida e coração todas as situações e pessoas que acredito eu sem querer ou perceber, me desequilibraram um pouco, ou muito rs emocionamente...
Queria ter um programa e formatá-lo sabe... mas sozinha eu não consigo. Se não for o Senhor na minha vida não dá viu. Ele me ensina que quantas vezes meu irmão pecar contra mim, e arrependido vier me pedir perdão que eu devo perdoá-lo. Devo amá-lo como Ele me amou.
Com o Senhor isso é possível, mas que dói pra caramba isso dói viu!! rs





Espirito Santo - Fernanda BrumComposição: Eyshila
Espírito Santo ore por mim Leve pra Deus tudo aquilo que eu preciso Espírito Santo use as palavras Que eu necessito usar mas não cons…

A Bondade de Deus nos leva ao Arrependimento

Já notou que normalmente quem esta no erro não quer ouvir a verdade? Principalmente se ele conhece o que a Palavra de Deus diz. Ele cedeu tanto a voz de sua alma (que podemos chamar também de 'a voz de sua carne', ou natureza humana), que pôs de lado o que Deus diz ser o correto.
Prefere viver segundo as suas forças, seguindo seu coração, confiando na opinião de quem não faz questão de agradar a Deus.
Cuidado queridos! Não é preciso sair da igreja para se distanciar de Deus, para deixar de escutá-lo. Um exemplo que a Palavra nos mostra é Eli e Samuel. Eli era um sacerdote do Senhor, e seus filhos não conheciam ao Senhor, portanto, faziam tudo o que não deviam.
Deus então, questiona Eli quanto as atitudes de seus filhos"... Porque... honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel?" (1 Samuel 2.29)






O Senhor honra a quem o honra (1 Samuel 2.30). Então Deus decidiu falar com o pequeno Samuel, que estava s…

Ele me Ama e isso me Basta!

Deus, que amor é esse? Como pode ser tão grande, não ter limites? Como pode me envolver assim? Quando estou encolhida no canto, triste, confusa, abatida Sinto Teu amor tão grande e tão forte me abraçar
Quando tudo me leva a querer desistir Seu amor vem com a força que esta além de mim O tipo de amor que não importa quão profundo seja o poço Ele nos alcança com a Sua forte mão, nos socorre E coloca em um lugar alto, seguro
O Seu amor me constrange Deus! É maravilhoso, imensurável! Quando meu coração dói  E eu me permito simplesmente Te louvar, Te adorar Sou inundada de gratidão, pois não mereço tanto Mas Tu ainda me amas, e como ama!
Obrigado pelos Seus braços abertos Sempre prontos a me receber, ou a não me deixar escapar Com laços de amor Tu me atraíste Nunca me deixe ir Deus! Nos Seus braços é o meu lugar.
E no final de um dia difícil Como é bom tomar consciência que Ele me ama! Que esse Jesus me ama tanto e de tal maneira Que se entregou para me salvar. Que amor é esse?
Ele me enc…